O surgimento de eventos híbridos, uma mistura de física e digital

Eventos híbridos

Após o desconfinamento, podemos dizer que a indústria de eventos nunca mais será a mesma?
Apesar da proliferação de ferramentas e do surgimento da tecnologia digital, esses recursos até recentemente eram relativamente pouco usados em eventos.
A crise global da saúde reverteu essa tendência. Com a contenção, vimos o avanço dos eventos virtuais. Conferências, feiras, congressos, reuniões, os atores do evento tentaram digitalizar todo o tipo de eventos.
Fazia mais sentido digitalizar do que cancelar ou adiar, se possível.

O Ser humano, o componente insubstituível do evento

Diante da ascensão do digital, podiamos acreditar que o evento virtual seria capaz de substituir o evento físico.
No entanto, o encontro físico é e continuará sendo a essência de um evento.
Será difícil substituí-lo por 100% virtual. Um estudo realizado em maio pela CéuApp afirma que 93% dos brasileiros esperam poder voltar a participar de eventos físicos. Portanto, parece difícil se tornar 100% digital nos próximos anos. Então, qual é o futuro do digital na indústria de eventos? E se a resposta fosse a organização de eventos híbridos?

Um futuro evento híbrido?

O evento híbrido é um evento físico e virtual. Sem dúvida, representa o futuro dos eventos. O objetivo de um evento híbrido será oferecer uma experiência real baseada no encontro físico, que é a essência de um evento, e uma experiência digital, garantindo que o todo permaneça coerente.

Os eventos híbridos podem assumir diferentes formatos:

  • Transmissão ao vivo: transmissão em tempo real de um evento como um fluxo de vídeo que os participantes podem assistir ao vivo ou reproduzir de qualquer lugar do mundo.
  • Eventos satélites: substitui um grande evento físico por vários pequenos eventos físicos locais conectados, a versão digital permite criar interações remotas entre esses vários eventos.
  • Broadcast: é um evento físico com participantes no local e outros remotamente que podem acompanhar o evento ao vivo.

As vantagens de um evento híbrido

Obviamente, durante os eventos híbridos o público atingido é maior, devido à combinação de pessoas presentes no local e participantes virtualmente. Isso se deve em parte ao fato de o acesso ao evento ser facilitado.
Esta é outra vantagem: não há necessidade de se deslocar, não há mais o incômodo de perder tempo com transporte, ou mesmo com reservas de hospedagem.
Isso equivale a dizer que o organizador reduz consideravelmente os custos do seu evento: reservar uma sala menor, menos chamar outros fornecedores (bufê, hospedagem, traslados, etc.). Beneficia também de mais flexibilidade e simplicidade na organização, num evento que antes demorava meses a ser planejado e realizado, mas agora pode ser organizado em poucas semanas.
Para finalizar, podemos citar também o aspecto eco-responsável de tal evento.

Use o aplicativo da CéuApp para ajudá-lo a organizar seu evento híbrido!

Você entenderá que eventos híbridos certamente ocorrerão com o tempo. No CéuApp, nos preocupamos com o desempenho de seus eventos. Nosso aplicativo web de eventos permitirá que você gerencie todos os aspectos de seu evento, começando com o gerenciamento de seus participantes e seus palestrantes, passando pela complexidade de suas agendas e terminando com a performance de seu streaming e replay. Não hesite em nos contactar para mais informações!

Deixe um comentário

Sobre Nós

A CéuApp é a plataforma que integra os Eventos, a Comunicação interna e os Treinamentos de forma intuitiva e acessível.

Posts recentes

Siga-nos

Agende uma demo

Ao enviar este formulário, você concorda em receber mensagens promocionais da EventMobi sobre seus produtos e serviços. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.